Quem somos NósO SubTeatrágicos é um grupo de pesquisa de linguagens teatrais e estéticas que conta tanto com atores quanto artistas plásticos em sua formação tendo como foco principal do estudo do Teatro Físico.
Estabelecemos o questionamento permanente da relação corpo-sociedade, corpo-espaço e na relação entre corpo e linguagem e passamos a construir uma dramaturgia própria baseada nos dramas e mitos da sociedade contemporânea, bem como seu folclore (Lendas Urbanas, etc...) e sua relação com o indivíduo.
Não tendo o “palco italiano” como foco para as apresentações, buscamos a apropriação e uso não convencional dos espaços ociosos existentes onde colocamos o espectador dentro do espetáculo apresentado.
Em nossos espetáculos propomos a discussão sobre os problemas do indivíduo e seu meio em meio a tanta informação e recursos disponíveis. Levamos informações de forma a fazer com que o espectador construa um painel e reflita sobre sua própria condição na sociedade moderna, suas mazelas e decepções, mas também de seus sonhos, esperanças e sua resistência diante da miséria e da exploração de uns por outros.
Os textos, desenvolvidos pelo próprio grupo, trazem consigo um pouco das experiências de cada indivíduo. E este texto verbal é seguido por um texto corporal que nem sempre coincidem, sublinhando muitas vezes um trabalho de oposição no tratamento dado à relação corpo-palavra.
Nossas pesquisas quanto à linguagem verbal não é especificamente relacionada ao texto, mas a relação deste com a existência física dos atores e espectadores. Não se trata de rechaçar a palavra para destacar o corpo, mas abrir um espaço de reflexão entre corpo e palavra. Pensar em uma metafísica da linguagem articulada e fazer com que a linguagem sirva para expressar aquilo que ela habitualmente não expressa. É usá-la de um modo novo e/ou incomum, é enfim considerar a linguagem como forma de “encantamento”.
A imagem do cabeçalhoA imagem do cabeçalho é a materialização da busca e pesquisa do grupo. O tema proposto para discussão é:
“O Homem Só”.
Tendo isso em mente o diretor compôs esta imagem que propõe esse questionamento:
Estaria o homem só à margem da sociedade?
Qual o som da voz das pessoas que estão às margens das grandes cidades?
O que eles necessitam?
Como são seus rostos?
Eles tem um rosto?
Quem, afinal de contas, está nesta margem?
Estas perguntas passam, automaticamente, a fazer parte de nossa vida quando pensamos no nosso papel dentro da sociedade e qual a nossa relação com nosso meio. Então, sem sombra de dúvida, a imagem passa a endossar esse questionamento.
As Atividades do grupoCom as atividades sendo desenvolvidas na cidade de Santa Isabel, o Subteatrágicos conta com o apoio e a parceria constante de outros grupos da região como o Teatro da Provocação de Mogi das Cruzes atualmente com o espetáculo Palhaços de Timochenco Wehbi.
Nossos ensaios acontecem todas as segundas-feiras das 18h às 21h no Salão Paroquial, gentilmente cedido pela Igreja Matriz.
Espetáculos em Desenvolvimento- Negro Amor, a Vingança de Ágape
- A História Real de Ninguém
Ambos escritos e dirigidos por Horn
AgradecimentosNossos mais sinceros agradecimentos a:
Teatro da Provocação, Amabile Luz, Cidinha Prado, David Pradal, Rodrigo Lyns
Marcos Barbosa e o grupo
TUMC, Teatro da Universidade de Mogi das Cruzes
Antônio Araújo e a todos do grupo
Teatro da VertigemPadre João,
Igreja Matriz de Santa Isabel
Prefeitura Municipal de Santa Isabel,
por ficar afastada e preocupada demais para não atrapalhar nossos trabalhos
Nossas famílias e amigos